apneia do sono

APNEIA DO SONO

A apneia do sono é uma disfunção do sono. O problema é grave e se dá na respiração durante o sono que para e recomeça várias vezes. O distúrbio tem dois tipos: a apneia obstrutiva do sono e a apneia do sono central.

No primeiro tipo, durante o sono as vias de respiração são fechadas pois os músculos da garganta relaxam e isso impede a respiração fazendo com que o nível de oxigênio no sangue diminua bastante, dessa forma o cérebro responde, por entender algo fora do normal e a pessoa acorda rapidamente fazendo com que as vias de respiração voltem ao normal. Só que esse processo acontece de 5 a 30 vezes por hora durante o sono. Já na apneia central, que é menos comum, ocorre o mesmo, porém o cérebro não consegue responder e a pessoa pode acordar com falta de ar e ter dificuldade para manter o sono. Nos dois casos a pessoa tem bastante sonolência durante o dia.

As causas geralmente são obesidade, tamanho da circunferência do pescoço, anatomia das amígdalas e insuficiência cardíaca. E existem os fatores de risco como idade avançada e ser do sexo masculino, já que homens são geneticamente mais propensos, histórico na família, tabagismo, álcool e vida sedentária.

Os sintomas são ronco muito alto, falta de ar durante o sono, parada na respiração frequente durante o sono e muita sonolência durante o dia. Caso sinta algo, procure ajuda médica. Os especialistas que podem diagnosticar e tratar desse problema são o Otorrinolaringologista, o Pneumologista, o Médico do sono e o Clínico Geral. Com o tratamento feito corretamente, os sintomas costumam desaparecer.

Compartilhar

Dr. Jorge Evandro Dr. Jorge Evandro

Médico otorrinolaringologista

Rua Silva Paulet, 1739, Aldeota
CEP 60120-021 Fortaleza CE
Tel.: +55 (85) 4042.0886 / +55 (85) 99984.4244

Copyright © 2015 Dr. Jorge Evandro - Todos os direitos reservados