IMUNOTERAPIA

IMUNOTERAPIA, VACINA SUBLINGUAL PARA ALERGIA.

O que Imunoterapia? 
A imunoterapia com alérgenos, também chamada de vacina para alergia, é uma forma de tratamento utilizada há mais de 50 anos com o objetivo de diminuir a sensibilidade/sintomas de pessoas que se tornaram alérgicas a determinadas substâncias. O tratamento consiste na aplicação de alérgeno ao qual o paciente é sensível por um período de tempo de um modo que o sistema imunológico fique tolerante ao alérgeno administrado.

– O que é alergia? 
Alergia é uma reação do sistema imunológico. Uma das apresentações mais comuns de alergia é caracterizada pela formação de anticorpos de uma determinada classe de proteína, chamada de imunoglobulina E (IgE). Estes anticorpos são específicos para componentes (alérgenos) do ambiente, como os ácaros da poeira, pólens, fungos, alimentos e insetos.

Qual o objetivo da Imunoterapia? 
A imunoterapia procura reduzir o grau de sensibilização (nível de anticorpos IgE e da reação nos tecidos) impedindo reações alérgicas imediatas graves – como a anafilaxia – e, também, interferir na inflamação característica das condições alérgicas de longa evolução observadas na rinite alérgica e na asma brônquica. Fazendo com que o paciente pare de usar remédios para alergia, deixando seu organismo tolerante alergia diagnosticada.

Quando a imunoterapia pode ser indicada? 
A imunoterapia é indicada para pessoas sensíveis aos ácaros da poeira doméstica, pólens, fungos e pelos de animais (cachorro, gato, cavalo ….). Responde muito bem em pessoas que quando param o remédio para alergia voltam os sintomas. Pacientes que não deseja ficar usando corticoide no nariz. Pacientes de que não estão respondendo bem a tratamento medicamentoso.

A vacina é um TRATAMENTO para rinite alérgica.

Quais os benefícios da Imunoterapia? 
A modificação da resposta imune do paciente alérgico é o ponto de capital interesse da imunoterapia. Evitar os efeitos de corticoide e antialérgicos oral usados a longo prazo . As vacinas para alergia provocam diminuição dos sintomas de rinite e asma, com melhora perceptível na qualidade de vida da pessoa alérgica. Em pacientes com rinite existem estudos demonstrando que a imunoterapia pode prevenir o surgimento de sensibilização para outros alérgenos e também impedir a evolução de rinite para asma.

Existem contra-indicações à Imunoterapia?
A imunoterapia é contra-indicada em pacientes asma grave, com doença coronariana, em pessoas que usem determinado grupo de anti-hipertensivo (betabloqueadores) ou que sofram de outras doenças do sistema imunológico, tais como imunodeficiências e doenças autoimunes.

Fonte : http://www.asbai.org.br (adaptado)

Rua Silva Paulet, 1739, Aldeota
CEP 60120-021 Fortaleza CE
Tel.: +55 (85) 4042.0886 / +55 (85) 99984.4244

Copyright © 2015 Dr. Jorge Evandro - Todos os direitos reservados