RINITE

Rinite é um termo médico que descreve a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. É uma doença que pode ser causada tanto por vírus ou bactérias, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de alergia respiratórias, ou por reações ao pó, fumaça ou produtos químicos.

A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da rinite. Mas pode ocorrer obstrução nasal, espirros, leves dores de cabeça e garganta. Esse mecanismo é uma tentativa do organismo expulsar o agente que desencadeou a crise.

Os ácaros e os fungos são considerados os principais causadores de alergia respiratória nos seres humanos.

A rinite pode ser não-alérgica, alérgica, estrutural, medicamentosa, rinite gestacional, rinite do idoso e rinite gustativa.

Rinite não-alérgica: é geralmente causada por inflamação que não decorre de alergia, sendo desencadeamos por outros fatores.
Rinite Alérgica: que é a forma mais comum de rinite, é causada geralmente por alérgenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais (principalmente o gato), mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.
Rinite estrutural: é devido a alterações da estrutura do nariz, como hipertrofia de conetos, desvio de septo ou cornetos bolhosos.
Rinite medicamentosa: é causada por um efeito adverso de uma medicação em uso.
Rinite Gestacional: ela ocorre no ultimo trimestre de gestação, a elevação dos hormônios desencadeia uma obstrução nasal.
Rinite do Idoso: um mau funcionamento dos nervos nasais, leva a uma crise de rinite. Rinite Gustativa, o ato da mastigação desencadeia reflexos nasais levando a um produção de coriza hialina abundante.

O diagnóstico da rinite é feito através da historia e do exame clínico, com auxílio de exames complementares, como os testes cutâneo-alérgicos, dosagem de IgE específica, rinomanometria, citologia de secreção nasal e nasofibroscopia. O tratamento é baseado no diagnostico, sendo especifico para cada tipo de rinite. Na rinite alérgica o tratamento consiste em afastar as causas como os alérgenos ambientais, no caso da rinite alérgica, na terapia farmacológica e na dessensibilização.

Rinite não diagnóstica é rinite não tratada.

Rua Silva Paulet, 1739, Aldeota
CEP 60120-021 Fortaleza CE
Tel.: +55 (85) 4042.0886 / +55 (85) 99984.4244

Copyright © 2015 Dr. Jorge Evandro - Todos os direitos reservados