SINUSITE

Sinusite é uma inflamação dos seios paranasais geralmente associada a um processo alérgico ou infeccioso por vírus ou bactéria. Os seios paranasais são formados por um grupo de cavidades ocas aeradas que se abrem dentro do nariz e se desenvolvem nos ossos da face e estão em paralelo com a nariz, por isso o termo paranasais.

Nós temos quatro seios paranasais: seio frontal, seio etmoidal, seio esfenoidal e o seio maxilar. Podendo o ocorrer o acometimento de um ou de vários seios ao mesmo tempo.

A sinusite pode ser classificada de acordo com o tempo de duração:

Aguda: Duração de menos de 1 mês.
Sub-aguda:Duração entre 1 e 3 meses.
Crônica: Duração superior a 3 meses.

Os sintomas da sinusite são:

Dor de cabeça forte,que tende a piorar quando abaixa a cabeça;
Obstrução nasal;
Febre;
Coriza, podendo varias de secreção amarela ou esverdeada;
Espirros;
Tosse, que normalmente piora ao deitar;
Dor nos dentes.
O processo de diagnóstico é com uma história clínica, um exame físico e uma nasofibroscopia. Dependendo do quadro pode ser utilizados exames radiológicos, como o Raios X de Seios da Paranasais, ou Tomografia Computadorizada de Seios Paranasais.

Os casos mais comuns que podem desencadear uma crise de sinusite são: a gripe comum, alergia ou condições climáticas adversas. A infecção acomete diretamente a mucosa do nariz e dos seios paranasais simultaneamente, levando a um acumulo de secreção nos seios, essa secreção fica acumulada e não é drenada devido ao processo inflamatório. A secreção é colonizada por bactérias já existentes na mucosa nasal levando a um aumento do processo inflamatório e desencadeiam uma crise de sinusite.

O tratamento é com antibiótico, anti-inflamatório e antialérgico, com o objetivo de matar a bactéria e desinflamar a mucosa nasal. O tratamento cirúrgico ocorre em casos selecionados, onde o paciente não melhor com o tratamento clinico, sendo necessário corrigir alterações anatômicas e realizar uma limpeza do seios acometido.

Rua Silva Paulet, 1739, Aldeota
CEP 60120-021 Fortaleza CE
Tel.: +55 (85) 4042.0886 / +55 (85) 99984.4244

Copyright © 2015 Dr. Jorge Evandro - Todos os direitos reservados