AUDIOMETRIA

A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. O exame não requer preparo prévio, nem suspensão da medicação em uso. Ele é simples e indolor, feito por um fonoaudiólogo. É realizado em uma cabine acústica, que isola o som ambiente, para que o paciente escute apenas as comunicações feitas pelo examinador.

Por meio de um fone de ouvido, acoplado a um pequeno microfone, utilizado tanto pelo paciente quanto pelo examinador, o paciente ouvirá certos sons emitidos pelo examinador e deverá responder apertando um botão. Em uma parte do exame o paciente deverá repetir palavras emitidas pelo examinador.

O resultado da audiometria geralmente é expresso num audiograma, um gráfico que informa sobre as respostas do examinando aos diversos sons emitidos. Em muitos casos de perda auditiva o exame ajuda a determinar a conveniência de usar ou não um aparelho auditivo. Em outros casos, ajuda a estabelecer o diagnóstico e o prognóstico, já que são inúmeras as causas possíveis, bem como pode sugerir medidas preventivas que evitem o agravamento das situações anômalas. Uma das grandes utilidades da audiometria é detectar deficiências auditivas em crianças pré-escolares ou escolares, muitas vezes não percebidas, mas que é uma das causas de baixo rendimento escolar. Este procedimento deve ser realizado por fonoaudiólogo audiologista.

O Audiômetro ITERA II é um equipamento de 2 canais pronto para enfrentar os desafios das doenças mais exigentes. Fabricado com tecnologia no “estado da arte”, o ITERA II atende e supera as exigências internacionais para equipamentos deste segmento.

Rua Silva Paulet, 1739, Aldeota
CEP 60120-021 Fortaleza CE
Tel.: +55 (85) 4042.0886 / +55 (85) 99984.4244

Copyright © 2015 Dr. Jorge Evandro - Todos os direitos reservados