labirintite-jorge-evandro

LABIRINTITE E OS CUIDADOS NECESSÁRIOS

A labirintite é o termo usado para a doença no ouvido que afeta tanto a audição como o equilíbrio, isso porque ela atinge o labirinto (cóclea) região responsável pela audição e o vestíbulo que por sua vez é incumbido pelo equilíbrio. As causas dessa afecção não são claras, mas são considerados como os maiores responsáveis infecções e inflamações, como o resfriado e a otite média. Outros fatores que podem causar crises dessa doença sendo esses menos comuns, são problemas tumorais, alterações genéticas, compressões mecânicas e doenças neurológicas.

Os sintomas característicos da labirintite variam, sendo o mais comum a vertigem, mas podendo vir acompanhada de tontura, náuseas, vômito, sudorese, desequilíbrio, zumbidos, alterações gastrintestinais, audição diminuída ou perda dela e algumas vezes queda de cabelo. A fase aguda da doença chega de repente e varia de duração de acordo com a intensidade da crise, podendo ser de minutos a dias.

Normalmente a labirintite passa naturalmente, mesmo que demore umas semanas, porém em casos mais graves o médico vai receitar alguns remédios, principalmente para aliviar os sintomas, em caso de infecção bacteriana podem ser prescritos antibióticos, no caso de infecções virais vão ser medicamentos para controlar náuseas, vômitos e aliviar a tontura, ele ainda poderá receitar anti-histamínicos, sedativos e corticoides se os sintomas forem graves.

As recomendações para evitar que ela apareça de novo é uma mudança no estilo de vida, como não fumar, evitar consumir álcool ou se for beber que seja moderadamente, faça a escolha por uma dieta mais saudável, não dê grandes intervalos nas refeições, beber bastante liquido, evitar gaseificados, praticar exercícios físicos e controlar os níveis dos triglicerídeos, colesterol e glicemia. Procure o Dr. Jorge Evandro caso sinta os sintomas para poder receber o tratamento necessário e evite dirigir quando estiver em crise ou tomando as medicações.

Compartilhar

Dr. Jorge Evandro Dr. Jorge Evandro

Médico otorrinolaringologista

Rua Silva Paulet, 1739, Aldeota
CEP 60120-021 Fortaleza CE
Tel.: +55 (85) 4042.0886 / +55 (85) 99984.4244

Copyright © 2015 Dr. Jorge Evandro - Todos os direitos reservados